quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Segunda guerra mundial: O princípio de tudo.



        O início da Segunda Guerra Mundial ocorreu no ano de 1939. O primeiro ataque foi quando o exército alemão invadiu a Polônia. Imediatamente, a França e a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha.
         Foram diversos os motivos para que ocorresse a guerra, que começou na Europa, mas rapidamente se espalhou pela África e Ásia. Um dos principais motivos para que isso acontecesse, foi o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militares e expansionistas. Na Alemanha, por exemplo, surgiu o nazismo que foi liderado por Adolf Hitler, que tinha a intensão de expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes. E na Itália estava em crescimento o ‘’Partido Fascista’’ liderado por Benito Mussolini, que acabou se aproximando de Hitler, pois suas ideias combinavam com os pensamentos de Hitler. Em 1939, eles criaram uma aliança que ficou conhecida como ‘’Eixo’’. No ano seguinte, a Itália entrou na guerra graças a Mussolini, porém, o seu país não estava preparado para o conflito.
        Na Ásia, o Japão possuía grande vontade de expandir seus domínios para territórios vizinhos, por isso, também se uniu para fazer parte do ‘’Eixo’’.
O conflito só acabou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão foi o último país que assinou o tratado de rendição, antes disso ainda sofreu um grande ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.
       Os prejuízos devido à guerra foram enormes. Milhões de mortos e feridos, diversas cidades destruídas, indústrias e zonas rurais completamente arruinadas. Devido ao nazismo que estava muito presente na época, diversos negros e judeus eram mandados para os campos de concentração para serem executados. O número de judeus mortos foi de aproximadamente seis milhões. 

Fontes: 


http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/

http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm